Concentração de Renda e da Riqueza no Brasil é assustadora

(Ptrickle_down_effect_923989or Ranieri Muricy Barreto) Apesar do esforço dos governos Lula e Dilma para distribuir Renda e Riqueza, os poderosos seguiram articulados para a manutenção das desigualdades até chegar a hora do golpe de estado. Se o governo provisório for efetivado as coisas vão piorar e muito..

Os números de 2014, declarados pelos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF em 2015, mostram que o 0,1% mais rico da população brasileira (apenas 27 mil pessoas, dentre os 27 milhões de declarantes do IRPF) detem uma renda 3.101% superior ao rendimento médio dos declarantes de IRPF e possuem uma quantidade de bens e direitos 6.448% superior à média.

Já os 5% mais ricos … Não vou mostrar para não assustar o querido leitor! Os que quiserem ler cliquem aqui.

A parcela mais alta da distribuição, os que ganham mais de 160 salários mínimos, tem rendimento bruto total anual de R$ 4,17 milhões e os bens e direitos líquidos chegaram a quase R$ 17 milhões em 2013.

Apenas 8,4% dos declarantes, os que ganham acima de 20 salários mínimos, concentram 46,4% da renda bruta total do país e 59,4% dos bens e direitos líquidos. Isso é alarmante porque esses dados só incluem o IRPF, deixando de lado o estoque de riqueza das empresas!!!!

Com as sinalizações do novo governo golpista, essa situação de desigualdade deve se agravar com mais desonerações de impostos para os “de cima” e mais aperto para os “de baixo”.

Pela taxação das grandes fortunas, pelo aumento da taxação das heranças e das doações!!!!

Galeria | Esse post foi publicado em Arquivos, Artigos, Bahia, Baiana, Brasil, Economia, Internacional, Nacional, Política, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s