(P
or Ranieri Muricy Barreto) Apesar do esforço dos governos Lula e Dilma para distribuir Renda e Riqueza, os poderosos seguiram articulados para a manutenção das desigualdades até chegar a hora do golpe de estado. Se o governo provisório for efetivado as coisas vão piorar e muito..
Os números de 2014, declarados pelos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF em 2015, mostram que o 0,1% mais rico da população brasileira (apenas 27 mil pessoas, dentre os 27 milhões de declarantes do IRPF) detem uma renda 3.101% superior ao rendimento médio dos declarantes de IRPF e possuem uma quantidade de bens e direitos 6.448% superior à média.
Já os 5% mais ricos … Não vou mostrar para não assustar o querido leitor! Os que quiserem ler cliquem aqui.
A parcela mais alta da distribuição, os que ganham mais de 160 salários mínimos, tem rendimento bruto total anual de R$ 4,17 milhões e os bens e direitos líquidos chegaram a quase R$ 17 milhões em 2013.
Apenas 8,4% dos declarantes, os que ganham acima de 20 salários mínimos, concentram 46,4% da renda bruta total do país e 59,4% dos bens e direitos líquidos. Isso é alarmante porque esses dados só incluem o IRPF, deixando de lado o estoque de riqueza das empresas!!!!
Com as sinalizações do novo governo golpista, essa situação de desigualdade deve se agravar com mais desonerações de impostos para os “de cima” e mais aperto para os “de baixo”.
Pela taxação das grandes fortunas, pelo aumento da taxação das heranças e das doações!!!!
