[Cinema] Ninfomaníaca: Volume 1

Por Ranieri Muricy Barreto

ninfomaniaca_poster1Mais uma vez lá vou eu de Lars Von Trier em seu mais recente longa. A expectativa era a de sempre: continuar pensando alguns dias sobre o filme, procurando entender e desvendar os labirintos da cabeça de von Trier. Salvo pelos diagramas (por exemplo na cena em que Joe estaciona o carro, ante a imperícia de Jerome), diria que poderia estar diante de outro diretor/roteirista.
O tempo passa ao redor de Joe (Charlotte Gainsbourg) e Seligman (Stellan Skarsgard). Logo no início ela é encontrada por ele caída na rua, num labirinto, naquilo que parece uma inversão da mitologia grega. Aqui quem segura a ponta do fio condutor não é Ariadne (Joe) e sim Teseu (Seligman).

A partir do quarto da casa de Seligman a trama se desenvolve com relatos, em capítulos, da história de Joe desde a primeira infância. Com o ar professoral de Seligman e o ambiente apropriadamente decorado, Joe se encoraja e inicia sua narrativa. Tanto a postura de Selligman, quanto a decoração contribuem propositadamente para mediar as metáforas de cada parte da vida de Joe.

Tanto Joe, quanto Selligman parecem que estão representando sobre o que parece ser uma vida de muita crueldade. Fatos as vezes grotescos nos leva ao riso em uma fita que se arrasta diferentemente da vida acelerada de Joe e sua amiga B. Os 122 minutos correm lentos, sacudidos por cenas interressantes, ou por um momento da doença do pai de Joe, rs.

Apesar disso diria que von Trier deixa suas marcas características, os diagramas, a personagem angustiada e o humor cáustico.

Esse volume 1 de Ninfomaníaca não impacta tanto quanto esperado, apesar de ser (ou parecer ser), nas cenas fora do quarto, bastante explícito e real. Mesmo assim vale muito a pena assistí-lo. Até o final do filme não criei grande expectativa em relação a parte seguinte. Mas, o trailler mostrado no final me levará até ele!

Ninfomaníaca: Volume 1 / 122 minutos

(Dinamarca/ Alemanha/ França/ Bélgica/ Reino Unido – 2013)

Direção/Roteiro: Lars von Trier

Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman, Sophie Kennedy Clark, Connie Nielsen

Esta entrada foi publicada em Cultura e Arte e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to [Cinema] Ninfomaníaca: Volume 1

  1. Avatar de Celi Celi disse:

    Acho que a chave está no que parece (e pode não) ser. Boa lembrança, a do fio de Ariadne, vou atrás – acho que pode fazer sentido pras minhas hipóteses. Você viu Solaris, do Tarkovsky? A música do Bach é a mesma desse filme, e há um agradecimento para o cineasta russo nos créditos. Outra coisa não dispensável é o conto do Poe, A Queda da Casa de Usher. Peças de um quebra-cabeças… aguardemos!

    Curtir

  2. Pingback: [Crítica] Ninfomaníaca – volume 2 | Pensamento econômico, politico e social

Deixe um comentário