Assisti à pré-estreia do documentário Luiz Melodia, No Coração do Brasil na noite de segunda-feira, 13, com a presença de Alessandra Dorgane (diretora) e de Patrícia Palumbo. Saí da sala com um misto de emoção e reflexão sobre a profundidade do legado desse grande artista.
Salvador sediou a pré estreia da obra, em homenagem ao período que Luiz Melodia viveu na Bahia. O documentário traz imagens raras de super 8 com Luiz Melodia montado em um burro, puxando um cortejo até o Mercado da Sete Portas, para divulgar o lançamento do disco Mico de Circo, concebido aqui.
A produção, que estreia amanhã em mais de 30 salas de cinema em todo o Brasil, é uma verdadeira celebração da obra e da vida de Luiz Melodia, capturando sua singularidade, sua poesia e seu impacto na música popular brasileira.
A pré-estreia contou com a presença marcante de figuras ilustres como Lazzo Matumbi, Paquito, Carlos Bastos, Seu Santo, e, de seu parceira de muitas composições, o baiano Ricardo Augusto. Esse fato, ressaltou a dimensão afetiva e coletiva do filme e contribuiu para evidenciar como Melodia transcendeu gerações e territórios, solidificando-se como uma referência fundamental da nossa cultura.
O documentário, com um apurado trabalho de curadoria visual e musical, revela facetas menos conhecidas de Luiz Melodia, indo além do músico e adentrando no homem por trás da poesia. É inevitável sentir a presença arrebatadora de faixas icônicas como Juventude Transviada e Estácio, Eu e Você, mas o grande mérito da produção é explorar os contextos social, cultural e político que moldaram o artista e o que sua obra simboliza para o Brasil.
Por outro lado, apesar da riqueza do conteúdo, o filme ocasionalmente peca em seu ritmo. Em algumas passagens, a narrativa parece breve com detalhes periféricos que, embora interessantes, diminuem a fluidez geral da obra. Ainda assim, a montagem consegue recuperar fôlego ao trazer depoimentos emocionantes e imagens raras, muitas delas carregadas de uma nostalgia tocante, na voz do próprio artista.
Além disso, senti falta de uma maior contextualização sobre a contemporaneidade de Luiz Melodia. Como sua música dialoga com os artistas da nova geração? Embora o filme homenageie a amplitude de sua influência, esse diálogo poderia ser ampliado, sobretudo para situá-lo em uma posição mais viva na cena atual.
Luiz Melodia, No Coração do Brasil é mais do que uma homenagem a um artista genial; é um grito contra o apagamento cultural e uma lembrança de que, no coração do Brasil, pulsa a música como uma forma de resistência, identidade e transformação. Para quem quer revisitar ou conhecer esse ícone, o documentário é um compromisso inadiável. A trilha sonora é um presente aos fãs e um convite sedutor àqueles que ainda não conhecem profundamente sua obra.
