Seplan apresenta planejamento estratégico para oficiais da Segurança Pública

destaque_1460575524IMG_006313/04/2016 16:20

O planejamento estratégico do Governo do Estado da Bahia foi apresentado nesta quarta-feira (13), por técnicos da Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE/Seplan) da Seplan, para uma turma de oficiais da segurança pública. A apresentação foi uma atividade complementar da disciplina Planejamento Estratégico e Processo Decisório que integra o Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp), realizado em convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O secretário do Planejamento, João Leão, realizou a abertura do evento e ressaltou a grande diversidade da Bahia e a necessidade de aumentar a receita do estado. “O grande problema do estado está na pequena receita que nós temos com relação ao tamanho da nossa população e do nosso território. Nós precisamos aumentar a receita da bahia”.

Leão falou ainda sobre a concentração de renda na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e defendeu incentivos fiscais para atração de investimentos nos territórios com menor receita. A necessidade da construção ponte Salvador-Ilha de Itaparica também foi defendida pelo secretário, que acredita no projeto enquanto elemento que levará mais dinamismo para regiões que historicamente estiveram às margens do desenvolvimento do estado.

Na oportunidade, o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, tratou do planejamento do desenvolvimento no Brasil. Murici abordou o histórico do desenvolvimento econômico no país desde o período colonial com a economia primário-exportadora, a industrialização via substituição de importações, os Planos Nacionais de Desenvolvimento, o milagre econômico, a ausência do planejamento entre as décadas de 80 e 90,  a sua retomada a partir dos anos 2000, até os dias atuais.

O Tenente Coronel da Polícia Militar da Bahia, Roberto Fiuza, instrutor da disciplina, destacou a importância desta atividade para os discentes. “A corporação, enquanto parte da estrutura de governo, deve acompanhar o processo de modernização do estado, inclusive para alinhar a visão de funcionamento da segurança pública a esta visão de funcionamento do estado”, explica.

No decorrer do evento, os técnicos da SPE trataram ainda do ciclo do planejamento na Bahia , a evolução no processo participativo de confecção do Plano Plurianual no estado, com destaque para o salto de qualidade no PPA 2016-2019 e a política de desenvolvimento territorial da Bahia que têm se destacado no cenário nacional e internacional.
Esta entrada foi publicada em Arquivos, Bahia, Baiana, Brasil, Economia, Eventos, Nacional, Notícias, Política, Sem categoria e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário