O relatório das Contas Nacionais divulgado hoje pelo IBGE mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que representa a soma das riquezas produzidas no ano passado, alcançou a cifra de R$ 4,84 trilhões com crescimento de 2,3% em 2013, portanto superior ao que se chamou pibinho em 2012, quando este agregado expandiu apenas 1%. O PIB per capita ficou em R$ 24.065, apresentando uma alta de 1,4% em relação a 2012.
No lado da oferta, a indústria se expandiu 1,3%, quando comparado a 2012. O setor de serviços cresceu 2% e a agropecuária se expandiu em 7% no ano passado
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 2,3%. Este é o 10º ano consecutivo de crescimento. Tal comportamento foi favorecido pela elevação da massa salarial e pelo acréscimo do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas. A demanda do governo aumentou 1,9% e os investimentos em máquinas e equipamentos e na construção civil, aumentou 6,3% em 2013.
Outro indicador importante é que a taxa de investimento atingiu 18,4% do PIB em 2013, pouco acima do observado um ano antes (18,2%). A taxa de poupança em 13,9%, abaixo dos 14,6% em 2012.
Um resultado importante em um momento em que as estimativas dos apocalípticos de plantão apontavam para todos os lados com um viés de crescimento muito menor. Parece que alguns torcem para a economia embicar mas, ao contrário, há aqueles que acreditam na economia, principalmente os que sempre estiveram fora do mercado de consumo de bens e serviços e que agora tem a oportunidade de consumir com o fruto do seu trabalho. Esses números são importantes para combater as profecias negativas de do candidato Campos.
O fato é que até agora 13 nações divulgaram o resultado do PIB e o Brasil obteve o 3º maior crescimento do mundo em 2103! E ainda querem tirar MANTEGA! Como diria Dilma: fica MAAAAANTEGA!

